A responsabilidade social é um tema cada vez mais atualizado à medida que a preocupação com o bem-estar social e com o impacto da atividade empresarial sobre o meio ambiente e a ética aumentam. Assim, a iniciativa do empresariado em adotar práticas sustentáveis, procurar o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento, incluir grupos minoritários no mercado de trabalho e até mesmo doar parte de seu lucro para a comunidade tem ganhado mais força nos últimos tempos. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o passado, presente e futuro da responsabilidade social na economia global.
A Responsabilidade Social no Passado
Muitos dos principais pensadores em economia que circularam em meados do século XX defendiam a necessidade de direcionar os resultados obtidos no mercado e na indústria em benefício da sociedade. Entre eles estão Milton Freidman, um dos principais nomes da Economia Neoclássica, que apontava a necessidade da relação entre a empresa e o governo para contribuir para a melhoria da sociedade.
O Presente
Hoje, a responsabilidade social tem um papel cada vez mais importante no mercado empresarial. Isso se deve, principalmente, ao aumento da preocupação da população com a preservação do meio ambiente, a inclusão de grupos minoritários em cargos hierárquicos e ainda importantes e a eficiência na utilização de recursos da empresa.
A prática tem sido adotada tanto por empresas de grande porte como as da bolsa de valores, mas também tem ganhado espaço entre microempreendedores que colocam em prática ações como uso de energia solar e impressoras 3D para chamar atenção para os cuidados com o meio ambiente.
Os Investimentos
O investimento na área de responsabilidade social tem se tornado ainda mais importante, pois os resultados obtidos têm repercutido positivamente na visibilidade da marca, na imagem para os clientes, no aumento da lealdade do público e até mesmo na motivação dos colaboradores.
Além de melhorar a autoestima da população, a responsabilidade social ainda tem um peso financeiro direto para a empresa, pois investimentos como esses incentivam a redução de custos, favorecendo a competitividade da companhia em relação às demais.
O Futuro
A tendência futura é que a responsabilidade social amplie os seus alcances não só para empresas culturais, trabalhando na diminuição dos impactos ambientais, mas também em relação aos relacionamentos interpessoais, com o objetivo de garantir direitos humanos como diversidade, igualdade e até mesmo boas condições de trabalho e saúde.
Ainda assim, a responsabilidade social tem o nítido objetivo de investir na melhoria contínua, indo além da mera preservação ambiental e direcionando novas conquistas para a sociedade como um todo.
Por isso, é fundamental que as pessoas e as empresas se engajem nessa causa e entendam que a responsabilidade social moderna já começa a se desenhar. Se você está interessado em acompanhar as últimas atualizações sobre o tema, não deixe de se inscrever na nossa newsletter e visitar o nosso site.