Pessoas com a pele sensível sabem a importância de manter uma boa rotina de cuidados em relação a ela a fim de evitar o surgimento de manchas, espinhas, coceiras, entre outros problemas.
Na correria do cotidiano, alguns fatores que provocam manchas na pele acabam passando despercebidos. E acabam prejudicando a saúde dela. Confira os principais deles e a seguir e como evitá-los!
Luz solar e roupas
A incidência de luz solar em excesso é uma das causas mais comuns de manchas na pele. Por isso, a aplicação de protetor solar se faz tão necessária. É importante fazer isso todos os dias ao sair de casa, independente se o clima estiver ensolarado, chuvoso ou nublado.
O uso de tecidos inadequados para cada tipo de pele também favorece o aparecimento de manchas. É importante vestir peças que permitam a transpiração do corpo e não o deixem encharcado de suor. Tecidos tecnológicos são uma ótima opção para isso. Sobre roupas íntimas, invista em peças feitas 100% de algodão. Roupas apertadas e de tecidos sintéticos favorecem o desenvolvimento de micoses.
Predisposição genética e estilo de vida
A predisposição genética é fundamental ao se analisar o surgimento de problemas de saúde. Histórico familiar de manchas na pele facilitam a ocorrência deste problema em gerações posteriores.
Porém, a predisposição genética não atua sozinha. O estilo de vida é outro fator que, conjuntamente, explica o desenvolvimento de doenças. Um estilo de vida estressante e sedentário intensifica a produção de hormônios como adrenalina e cortisol, que enfraquecem o sistema imunológico e facilitam o surgimento de problemas como manchas na pele. Outro fator importante é o uso contínuo e intensivo de alguns tipos de cosméticos e medicamentos.
Como evitar manchas ne pele?
Manchas na pele podem não ser resolvidas em poucos dias ou terem uma solução definitiva. Por isso, o primeiro passo ao perceber manchas na pele de forma contínua é buscar um dermatologista.
Este profissional é quem vai analisar o tipo da mancha, suas possíveis causas e os tratamentos mais adequados. O desenvolvimento tecnológico criou inúmeros tipos de tratamento, como o uso regular de despigmentantes tópicos e peelings químicos.
Também é importante manter alguns hábitos como aplicação de filtro solar diariamente, ingerir bastante líquidos e manter uma dieta balanceada, rica em verduras, frutas e legumes e mais restritiva em relação a alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.