Evento, dos dias 3 a 5 de maio, permite cadastro gratuito do currículo a pessoas de todo o País
O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) vai oferecer entre os próximos dias 3 e 5 de maio a quinta edição da Feira de Talentos Contrata-me. Trata-se de evento com foco na empregabilidade que visa contribuir para a inclusão profissional no mercado de trabalho. O cadastro do currículo é gratuito e pessoas de todo o País podem participar (https://personal.speck.live/contrateme/signup).
Para o evento, que será on-line, empresas de todos os segmentos econômicos, de todas as regiões do Brasil, podem fazer parte, cadastrando as respectivas ofertas de emprego ou até contatando o Senai- Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química), que dará apoio técnico na ocasião.
Na feira também haverá a possibilidade de oportunidades de emprego para estágio, além de oficinas. Os interessados poderão acessar já a partir de 3 de meio, o primeiro dia da ferira, a programação e a plataforma on-line do evento. De acordo com os organizadores da feira, havia aproximadamente 250 mil cadastros. Desses, cerca de 3.000 eram caracterizados como pessoas PCDs (Pessoas com Deficiência).
Com tradução também em Libras (Língua Brasileira de Sinais), as palestras serão transmitidas ao vivo direto de auditório virtual em uma plataforma criada no metaverso. Como ainda não existe o endereço virtual do auditório, o Senai direciona o público interessado para a página da feira. Os candidatos às vagas, ao realizarem o cadastro, deverão responder a um questionário sobre seus dados, suas competências técnicas e socioemocionai.
Os responsáveis pela feira têm expectativa de que sejam ofertadas durante o evento cerca de 8.000 vagas de emprego. Ainda, os participantes concorrerão a prêmios que podem ser inclusive cursos do próprio Senai. Par isso, basta consumirem produtos os conteúdos da plataforma.
SENAI
O Senai foi criado em 1942 após decreto assinado pelo então presidente da República Getúlio Vargas. Desde a fundação, tem unidades em cerca de 2.000 cidades brasileiras e já formou mais de 80 milhões de trabalhadores. Atualmente oferece cursos em todos os níveis de educação profissional e tecnológica e supera 1 milhão de matrículas por ano.
Oferece cursos para qualificação que vão desde o básico até a pós-graduação, tanto presenciais quanto semipresenciais e on-line. Somente no Estado de São Paulo há cerca de 90 unidades de formação profissional, espalhadas em 78 escolas móveis.
Soluções em inovação e tecnologia também são ofertadas pelo Senai, que atua “nas mais diversas áreas de competência, como alimentos e bebidas, biotecnologia, energias renováveis, manufatura avançada e logística, reunindo profissionais qualificados e infraestruturas tecnológicas, como o Centro de Conectividade, o Laboratório de CyberSegurança, e o OpenLab da Indústria 4.0”. Em relação ao empreendedorismo, acrescenta o informe, “atua com programas de aceleração de startups, de inovação aberta, intraempreendedorismo e cultura inovadora, com soluções para indústrias de todos os portes e setores, informa o portal da instituição.
Inaugurado em 1949, o Senai Cetiqt é formado pelos institutos Senai de Tecnologia Têxtil e de Confecção e Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras e a Faculdade Senai Cetiqt. Com geração de aproximadamente 12 milhões de empregos no País, é um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva têxtil, de confecção e química do Brasil.