Curitiba foi eleita pelo Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes) e pelo terceiro ano consecutivo uma das sete cidades mais inteligentes do mundo. O prêmio se volta para comunidades e ações de governança inovadoras em áreas como saúde, cultura e economia.
Isso torna Curitiba a única cidade da América Latina a estar entre as sete mais inteligentes do mundo. As outras cidades presentes neste grupo são Binh Duong Smart City (Vietnã), Coral Gables, (Flórida, EUA), Hilliard (Ohio, EUA), Greater Geelong (Victoria, Austrália), Durham Region (Ontário, Canadá) e Sunshine Coast (Queensland, Austrália).
Esse prêmio consolida Curitiba como capital da inovação na América Latina e mostra como o Paraná sai à frente no que se refere às grandes oportunidades de modernização urbana. E evidencia como a inovação pode ajudar a promover a transformação social e assegurar qualidade de vida para as pessoas. Em 2017, o governo paranaense criou o Vale do Pinhão, o que foi um marco nas áreas de inovações inteligentes em áreas urbanas.
Outros atrativos
Curitiba também é considerada o berço dos “unicórnios” (empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão) na região Sul do Brasil. Os três unicórnios brasileiros fora de São Paulo estão na capital paranaense.
Uma delas é a MadeiraMadeira (a maior plataforma de produtos para casa da América Latina), outra é a Ebanx (líder em serviços de processamento de pagamentos de compras). E a última é a Olist (com serviços de e-commerce para colocar pequenos vendedores em grandes vitrines online).